CAMINHANDO COM TIM TIM

A primeira vez que vi este vídeo, apresentado pela minha amiga Fernanda confesso que ele não meu tocou muito...Afinal o que podemos aprender no caminhar de uma criança?

Mas, no decorrer da minha formação no MPET " descobri" uma palavra muito importante: PROCESSO. Estamos em constante processo. A cada dia os vivenciamos por meio das descobertas, das aprendizagem que fazemos.

Nós professores somos frutos dos nossos processos que foram e são vivenciados em diversos contextos: na família, na escola, na instiuições nas quais trabalhamos. As experiências vivenciadas ajudam a nos constituir enquanto pessoas e profissionais. Trazemos em nossas ações as marcar desses processos.

Mas, se somos frutos de processos por que não considerá-los na formação? Estamos sempre muito preocupados com o produto da formação mas, pouco se olha para os processos vivenciados. É muito comum atribuir críticas ao professor mas, pouco se conhece dele e as suas experiências vivenciadas, como elementos importantes para compreender suas práticas.

Enfim, hoje olho para o caminhar de Tim Tim, com um olhar mais amadurecido, ciente da importância dos percursos vivenciados, entendendo que os produtos das formações não são mais importantes que os processos.


#formaçãodeprofessores #processo

Featured Posts